cirurgia Oral

Prof. Doutor José Rosa - Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética

Dr. José A. Rosa - Implantologia Dentária

cirurgia oral
Quem Somos

______________________

Mapa Site

_______________________

Noticias/Videos

_______________________

Contactos

Cirurgia Oral

A cirurgia oral lida com as situações de dentes inclusos, pequenos tumores e quistos e outro tipo de lesões da cavidade oral (glândulas salivares, língua, freios, etc..)

 

DENTES INCLUSOS

Quantos dentes do siso existem?

Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo. A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos, sendo os últimos dentes da dentição definitiva a erupcionar.

 

Qual o motivo da não erupção (inclusão)?

Em primeiro lugar, por não haver gérmen dentário, noutros casos por falta de espaço na arcada dentária, ou ainda, pela posição horizontal/oblíqua do dente, o que dificulta a sua erupção.

 

Quais as consequências da não erupção (inclusão dentária)?

Reabsorção de dentes vizinhos, transtornos dolorosos e inflamatórios e possíveis degenerações (lesões quísticas).

 

Indicações para extracção do siso

A sua extracção está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Esta deverá ser feita por um médico dentista com experiência nesta área. Quando se faz a extracção de um siso, provavelmente terá que ser feita a extracção de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior, deste modo, evitamos desequilíbrios no sistema de mastigação, assim como, a sobre-medicação, uma vez a mesma medicação serve para a cirurgia de ambos os sisos.