Cirurgia Plástica, Estética, e Reconstrutiva

Prof. Doutor José Rosa - Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética

Dr. José A. Rosa - Implantologia Dentária

cirurgia plastica
Quem Somos

______________________

Mapa Site

_______________________

Noticias/Videos

_______________________

Contactos

Cicatrizes

Está muito divulgada a ideia de que a cirurgia plástica não deixa cicatrizes. Isso não corresponde a verdade, já que toda a intervenção cirúrgica implica uma invasão dos tecidos. Essa invasão é reparada à custa de mecanismos complexos do ponto de vista fisiopatológico, e que constituem a cicatrização.

A cicatriz existirá sempre, o que pode variar são as dimensões, a posição, e a sua orientação. Nalguns casos, é possível que o cirurgião plástico pratique a cirurgia, colocando a incisão, que será a via de acesso, em localizações tais, que a cicatriz fica oculta, e até um pouco afastada da área que se vai operar. Os exemplos mais comuns são: colocação de próteses mamárias por via axilar ou por via umbilical, a cirurgia do esqueleto nasal (rinoplastia) por via endonasal, algumas cirurgias da face através da via oral, ou por abordagem através de áreas cobertas com cabelo. Por vezes a abordagem faz-se por incisões que coincidem com pregas cutâneas que podem ser discretas como acontece na lipoaspiração.

Cicatriz Hipertrófica

Por vezes, as cicatrizes são extensas, não podem ser dissimuladas. Ocasionalmente apresentam relevo, têm cor avermelhada, sensibilidade dolorosa. Nessas circunstâncias podemos estar perante uma situação que pode designar-se cicatriz hipertrófica, ou um pouco mais grave ainda, se for uma cicatriz quelóide.

Para a boa qualidade da cicatriz são aplicados alguns detalhes técnicos comuns ao tratamento de todas as feridas operatórias, de que se destacam os que visam evitar a infecção, a sutura adequada sem traumatizar os tecidos, e todo um conjunto de pormenores tendentes a favorecer a boa cicatrização. Mesmo assim, por factores mal conhecidos e incontroláveis pelo cirurgião, pode surgir uma cicatriz do tipo queloide. Quando tal acontece, há lugar à aplicação de um conjunto de medidas com o objectivo de atenuar a exuberância e sintomas da cicatriz.